Refletir ou se Precipitar?

Uma atitude mau pensada pode deixar muitas marcas, cicatrizes que demoram para fechar. Em algum momento você para, a dor é tão intensa que transborda de dentro de você em forma de lágrimas, aí você pergunta pra si mesmo - E se você tivesse agido diferente?
A verdade é que se* você tivesse parado para refletir sobre as consequências isso não estaria acontecendo, essa culpa não estaria aí, gritando bem dentro de você.
A bíblia diz que, "Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado" - provérbios 19.2Mas o ser humano insiste em ser burro e tem mania de agir por impulso, só para pra pensar quando não há mais o que fazer, ou, quando o que se tem a fazer é correr, voltar atrás, e tentar concertar tudo.
Sabe, o bom é que existe um Deus que não resiste a um coração quebrantado e que se humilha por misericórdia. Ele apaga todo passado e ainda nos dar uma oportunidade pra recomeçar. Ele diz: "Esqueçam o que se foi; não vivam no passado. Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela está surgindo! Vocês não a reconhecem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo" - Isaías 43.18-19. 

Precipitar - Literalmente lançar num precipício, abismo, perder o chão. Figurativamente se arriscar, adiantar-se sem prever as consequências (dicionário informal). 
Precipitado - adj. Que se comporta de maneira impulsiva; que age sem reflexão. Que demonstra imprudência; imprudente ou apressado. s.m. Figurado. Indivíduo que se comporta de modo impulsivo; quem age de modo irrefletido; imprudente (dicionario online).
*Se - O se aqui significa uma escolha. E se você tivesse escolhido parar pra refletir sobre as consequências?                

Kaline Costa

Comentários